PODOLOGIA E VOCÊ

PODOLOGIA E VOCÊ

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Qual a cara do seu pé?


Dependendo de como ele é e da maneira como você pisa, também podem aparecer problemas
PÉ PLANO (CHATO)
Pé com pouca ou nenhuma curvatura na sola. Por ser muito flexível, na corrida ele deixa o indivíduo predisposto a tendinites nos tornozelos ou lesões nos joelhos. Tende a uma pisada pronada (“para dentro”).
O que fazer: aprender a posicionar corretamente pernas e joelhos, com exercícios como deslocamentos laterais e treinos pliométricos (saltos), cujos objetivos são fortalecer e dar agilidade aos músculos das pernas.
PÉ CAVO
Tem a curvatura do arco plantar muito acentuada. E, por ser excessivamente rígido, sobrecarrega a tíbia, deixando o corredor mais vulnerável a fraturas por estresse. Tende a uma pisada neutra ou supinada.
O que fazer: fortalecer e alongar as panturrilhas. Em alguns casos, também pode ser necessário o uso de palmilhas de apoio.
PISADA SUPINADA
Voltada para fora, faz com que o impacto do peso do corpo fique mal distribuído e concentrado em poucos pontos do pé, podendo acarretar lesões nos ossos de apoio e predispor o corredor à inflamação dos tecidos de revestimento da planta do pé (fascite plantar).
O que fazer: usar palmilhas e tênis apropriados para melhorar o equilíbrio e a distribuição da tensão. E fortalecer os músculos dos pés.
PISADA PRONADA
Voltada para dentro, sobrecarrega a parte interna da perna, comprometendo tornozelos, joelhos e até a coluna. Também diminui a estabilidade na pisada, o que amplia o risco de tendinites, artrites e fraturas por estresse.
O que fazer: é importante trabalhar a musculatura com exercícios de fortalecimento específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário