PODOLOGIA E VOCÊ

PODOLOGIA E VOCÊ

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Qual a cara do seu pé?


Dependendo de como ele é e da maneira como você pisa, também podem aparecer problemas
PÉ PLANO (CHATO)
Pé com pouca ou nenhuma curvatura na sola. Por ser muito flexível, na corrida ele deixa o indivíduo predisposto a tendinites nos tornozelos ou lesões nos joelhos. Tende a uma pisada pronada (“para dentro”).
O que fazer: aprender a posicionar corretamente pernas e joelhos, com exercícios como deslocamentos laterais e treinos pliométricos (saltos), cujos objetivos são fortalecer e dar agilidade aos músculos das pernas.
PÉ CAVO
Tem a curvatura do arco plantar muito acentuada. E, por ser excessivamente rígido, sobrecarrega a tíbia, deixando o corredor mais vulnerável a fraturas por estresse. Tende a uma pisada neutra ou supinada.
O que fazer: fortalecer e alongar as panturrilhas. Em alguns casos, também pode ser necessário o uso de palmilhas de apoio.
PISADA SUPINADA
Voltada para fora, faz com que o impacto do peso do corpo fique mal distribuído e concentrado em poucos pontos do pé, podendo acarretar lesões nos ossos de apoio e predispor o corredor à inflamação dos tecidos de revestimento da planta do pé (fascite plantar).
O que fazer: usar palmilhas e tênis apropriados para melhorar o equilíbrio e a distribuição da tensão. E fortalecer os músculos dos pés.
PISADA PRONADA
Voltada para dentro, sobrecarrega a parte interna da perna, comprometendo tornozelos, joelhos e até a coluna. Também diminui a estabilidade na pisada, o que amplia o risco de tendinites, artrites e fraturas por estresse.
O que fazer: é importante trabalhar a musculatura com exercícios de fortalecimento específico.

Dica:Benefícios do óleo de cravo para a saúde

Cravos-da-índia - conheça suas propriedades

Usado na culinária há centenas de anos, o cravo-da-índia é uma das especiarias mais aromáticas e saborosas e, além disso, rico em óleos essenciais, tem ação analgésica e antisséptica.
óleo de cravo-da-índia tem também diversas aplicações medicinais, pois possui propriedades como a ação antifúngica, analgésica e antisséptica, devido aos óleos essenciais, como o eugenol.

Veja quais as suas propriedades e benefícios


  • Com ação antifúngica, combate frieiras, micoses diversas nas unhas, pé-de-atleta, feridas, manchas brancas nas costas, inchaços, contusões, ou quaisquer fungos nos pés. Deve-se aplicar o óleo diretamente sobre os locais afetados, 2 vezes ao dia. Assim como para tratar picadas de insetos ou cortes.
  • Este óleo é muito usado na odontologia, aliviando dores nas gengivas e dentes, e até para aliviar a coceira nas gengivas de bebês, nesse caso, deve ser diluído em um pouco de água para não causar queimaduras no bebê.
  • Para dores de garganta, sendo usado em gargarejos. Pinga-se seis gotas desse óleo em um copo de água morna, pela manhã e à noite. Essa mesma receita pode ser usada em casos de cáries, mau hálito ou inchaço nas gengivas. Em caso de cáries, embeba um algodão no óleo e coloque sobre o dente afetado.
  • O óleo de cravo é rico em minerais e ácidos graxos, além de vitamina A e C, por isso, tem ótimo efeito sobre a musculatura e articulações, ajudando em casos de artrite, reduzindo inchaços e dores.
  • Ele é expectorante natural, propiciando a eliminação de muco e fluidos que congestionam o sistema respiratório. Assim, é eficiente remédio contra sinusite, tosse, bronquite, asma e tuberculose.
  • O óleo de cravo é muito eficaz no tratamento da acne, para essa aplicação, deve ser aplicado sobre o rosto limpo, por 10 minutos, de manhã, três vezes por semana. Se a pele com acne for muito sensível, o tratamento pode ser feito em tempo de aplicação menor ou ainda, diluindo-se o óleo em um pouco de água.
  • Dê um fim à dor de cabeça com apenas umas gotas do óleo misturadas com uma pitada de sal e aplicadas nas têmporas; e a dor de ouvido pode ser aliviada com algumas gotas aquecidas.
  • O óleo de cravo melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico, regula a temperatura corporal, acelera o metabolismo e purifica o sangue. Basta ingerir 3 gotas em meio copo de água, 3 vezes por semana.
  • Já a diarreia, pode ser controlada com cinco gotas de óleo num copo de água;
  • O óleo também pode ajudar na ejaculação precoce, segundo estudos e ele também pode ser usado como afrodisíaco!

Agora veja como é simples preparar seu óleo de cravo e usá-lo em diversos tratamentos!

Óleo de cravo da índia
Ingredientes:
  • 30 gramas de cravo-da-índia;
  • 200 ml de óleo de oliva ou girassol.
- Deve-se misturar os ingredientes e cozinhar em banho-maria por uma hora. Assim que esfriar, coar e guardar em um vidro limpo e seco.

Precauções com o uso

- A dose máxima consumida por dia não pode passar de 3 miligramas, caso contrário, pode se tornar tóxico.
- O uso desse óleo não é indicado à gestantes nem lactantes e nem à  crianças.


Fonte: Benefícios do óleo de cravo para a saúde!