Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene.
O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade. Em alguns casos, o chulé acompanha problemas como micoses, alergias e eczemas.
O mau cheiro decorre da ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele (estão presentes na epiderme, a camada superficial da pele). A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo.A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha ou de plástico e meias sintéticas facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés.
Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.
Formas de controle [como combater]
- Procurar usar meias de algodão.
- Evitar o uso de tênis sem meias.
- Expôr os sapatos ao sol e usá-los em dias alternados.
- Trocar as meias todos os dias.
- Retirar, sempre que possível, os sapatos para que os pés sejam arejados.
- Tentar secar o suor dos pés durante o dia.
- Lavar os pés pela manhã e à noite, especificamente entre os dedos e borrife vinagre de alcool aguardando a secagem completa antes de usar o calçado.
- Nunca use calçados com os pés umidos ou ao sair do banho, faça isso por ultimo antes de sair.
- Usar cremes esfoliantes pelo menos 1 vez por semana e lavar os pés sempre utilizando uma bucha vegetal ou escova, esfregando especialmente na sola dos pés, eliminando assim as células mortas.
Medicamentos: O uso de medicamentos só é indicado em casos extremos e deve ser prescrito por um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário